All for Joomla All for Webmasters
Rio de Janeiro terá Museu Marítimo - Revista Fundações
13944
single,single-post,postid-13944,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-2.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Rio de Janeiro terá Museu Marítimo

07:00 31 maio in Matérias, Site
O espaço ficará na região portuária revitalizada da cidade

Por Dafne Mazaia

A região portuária revitalizada do Rio de Janeiro poderá receber mais um empreendimento nos próximos anos: oMuseu Marítimo do Brasil. O local já conta com o Museu de Arte do Rio e o Museu do Amanhã. Iniciativa da Marinha do Brasil, o novo local deve ser construído junto ao Espaço Cultural da Marinha. O projeto foi apresentado ao público nos primeiros dias de abril.

O projeto será realizado pelo escritório Jacobsen Arquitetura, do Rio de Janeiro e ainda terá o auxílio da museóloga Margareth de Moraes.  O Museu Marítimo mostrará o universo relacionado ao mar, sobretudo ao território brasileiro. Temas como navegação, pesquisas científicas, assim como as diversas manifestações religiosas e místicas, portos, faróis, indústria da pesca e naval, entre outros, serão abordados no novo espaço que será formado por duas edificações. Uma delas será construída em terra e a outra parte será erigida sobre o píer da Baía de Guanabara. Os dois prédios se elevarão do piso como uma rampa e que permitirá o acesso dos visitantes à cobertura. Essa configuração tem como objetivo estabelecer uma relação harmônica com os elementos do entorno e possibilitar o atracadouro do navio museu Rebocador Laurindo Pitta, e de outras embarcações da Diretoria de Patrimônio Histórico da Marinha, de acordo com o escritório responsável pelo projeto.

Conforme os arquitetos responsáveis pela concepção do espaço, a visitação será realizada por meio de rampas com inclinação para acessibilidade, além de ser dinâmica, com vistas para a paisagem natural da cidade, como para os edifícios históricos. A parte externa será revestida com aço corten, que se alternará com áreas envidraçadas, dando a sensação ao público de estar a bordo de um navio. Os arquitetos esperam que a área total do museu seja de 6.516 metros quadrados, com uma altura máxima de 12 metros.

Foto ilustrativa de um porto

Editora Rudder

[email protected]