All for Joomla All for Webmasters
Conheça a nova seção da revista “Riscos Geológicos e Geotécnicos” - Revista Fundações
14327
single,single-post,postid-14327,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-2.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Conheça a nova seção da revista “Riscos Geológicos e Geotécnicos”

08:00 06 setembro in Matérias, Site
Nova seção tera periodicidade quadrimestral e foi idealizada pelo engenheiro civil Fernando Franciss
fundalogo2

A revista Fundações & Obras Geotécnicas inaugura uma nova seção que terá periodicidade quadrimestral criada para fomentar a troca de experiências e o debate sobre o tema “Riscos Geológicos e Geotécnicos” onde serão publicadas manifestações e colaborações do público leitor por meio de notas técnicas ou pontos de vista.

A seção foi idealizada pelo engenheiro civil Fernando Franciss que fará a coordenação do projeto: “Um dos principais compromissos públicos das revistas técnicas e científicas consiste no seu empenho, quase missionário, em zelar pela constante promoção da qualidade das atividades do setor que prestigiam. Assim, a revista Fundações & Obras Geotécnicas, diante das atuais exigências da sociedade no sentido de reduzir os efeitos negativos dos desastres naturais e aumentar os efeitos positivos dos grandes empreendimentos, decidiu criar uma nova seção focada na gestão de Riscos Geológicos e Geotécnicos”, explica Franciss.

 

 

Carta do coordenador da seção:

 

Prezados Senhores (as),

 

A revista Fundações & Obras Geotécnicas, diante das atuais exigências da sociedade no sentido de reduzir os efeitos negativos dos desastres naturais e aumentar os efeitos positivos dos grandes empreendimentos, quando bem executados, criou uma seção quadrimestral focada na Gestão de Riscos Geológicos e Geotécnicos, sempre de grande relevância, inclusive por ocasião dos efeitos de desastres naturais.

A editoria da revista, bem como, seus leitores sabem que carecem muito dos empreiteiros e prestadores de serviços geológico-geotécnicos especializados para aplicar respostas decisivas e eficazes para enfrentar com êxito a ameaça da materialização de riscos geológico-geotécnicos. Contudo, publicações periódicas de natureza técnica se ressentem da falta de divulgação do histórico das ações corretivas aplicadas, ao contrário do que seria desejável para manter certo equilíbrio dos assuntos tratados.

Em acréscimo, inúmeros leitores da nossa revista manifestam reiteradamente seu interesse em receber maiores informações dos colegas vinculados a empreiteiros e prestadores de serviços especializados, relacionadas com o tratamento de situações de risco reais, não hipotéticas. Assim, revista apela para que seus integrantes divulguem resenhas das suas realizações para eliminar ou mitigar os efeitos de riscos geológicos e geotécnicos de alto impacto, todavia apenas detectados durante a execução da obra ou no trabalho mineiro. Esse tipo de cessão de conhecimentos ao domínio público através de uma revista especializada como a nossa será de grande utilidade, reequilibrando seu interesse público, haja visto a dificuldade da imprensa leiga em abordar assuntos desse tipo com um mínimo de conhecimento de causa. O apoio esclarecedor dos artigos publicados em revistas técnicas especializadas contribuirá para dissipar dúvidas e valorizar a imagem dos construtores e prestadores de serviços, via de regra incompreendidos e mal interpretados em momentos de crise.

Os trabalhos não precisam ser absolutamente originais nem contemporâneos, basta que exemplifiquem qual foi sua grande utilidade e eficácia na solução de riscos originalmente muito impactantes em determinada época e contexto. Além disso, por terem sido aprovados para publicação, depois de serem julgados exclusivamente por seus méritos, nunca poderão ser taxados de matéria paga, portanto não desvirtuados dos propósitos da seção.

Todas as propostas de contribuições devem ser enviadas diretamente para a avaliação do coordenador da seção no e-mail: georisk.plus@live.com

Confira todas as orientações para publicação clicando nesse link:

Sobre o coordenador da seção:

 

Fernando Olavo Franciss formou-se em engenharia civil pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) em 1958, licenciou-se em Geologia Aplicada pela Universidade de Grenoble, na França, em 1961, onde também fez seu doutorado em 1970 e lecionou em cursos de graduação e pós-graduação na PUC-Rio, de 1964 a 1981. Sua carreira profissional começou em 1956 como estagiário na Sondotécnica, onde permaneceu até 1991, depois de ocupar cargos de direção, para dedicar-se à prestação de consultoria especializada pela empresa Progeo. Escreveu vários artigos técnicos e quatro livros-texto dos quais o último, Fractured Rock Hydráulics, foi publicado pela Taylor&Francis em 2009. Sua prática profissional sempre o envolveu com questões geológico-geotécnicas em empreendimentos de engenharia civil e, mais recentemente, mineração.

Editora Rudder

redacao@revistafundacoes.com.br