All for Joomla All for Webmasters
Edições
Material a base de concreto fornece resistência contra terremotos - Revista Fundações
15237
single,single-post,postid-15237,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-2.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Material a base de concreto fornece resistência contra terremotos

13:10 04 abril in Matérias, Site
O produto tem ductibilidade comparada semelhante ao aço, quando está sólido
material resistente a terremotos

Por Dafne Mazaia

 

Pesquisadores da Universidade da Columbia Britânica, em Vancouver, no Canadá, desenvolveram um revestimento a base de concreto que cria camadas resistentes sobre paredes de vedação. Nomeado de EDCC (Eco-friendly Ductile Cementitious Composite), o produto é capaz de suportar terremotos de até 9 graus na escala Richter.

Reforçado com fibras, ele possui alta maleabilidade quando está pastoso e uma ductibilidade semelhante ao aço quando endurece. De acordo com um dos cientistas que ajudou na produção do EDCC, Salman Soleimani-Dashtaki, uma camada de 10 milímetros de espessura é suficiente para reforçar as paredes de vedação contra abalos.

O material pode ser aplicado em casas sujeitas a tremores, oleodutos, pavimentos, plataformas offshore, estruturas resistentes a explosões e pisos industriais, entre outros. Com um investimento de 60 milhões de dólares, a pesquisa foi financiada pelo Centro de Excelência de Pesquisa Canadá-Índia, que funciona em parceria entre os governos dos dois países.

 

Crédito foto: IS-IMPACTS/UCB

Trabalho de impermeabilização é destaque em projeto

Trabalho de impermeabilização é destaque em projeto

Leia também “Trabalho de Impermeabilização é destaque em projeto” – Edição 87 Revista Fundações

Editora Rudder

redacao@revistafundacoes.com.br