All for Joomla All for Webmasters
Edições
IGS promove seminário sobre o uso de geossintéticos em pavimentações - Revista Fundações
14832
single,single-post,postid-14832,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-2.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

IGS promove seminário sobre o uso de geossintéticos em pavimentações

08:00 21 dezembro in Eventos, Site
Evento aconteceu na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo
palestra

Por Dafne Mazaia

 

O seminário Geossintéticos na Pavimentação, organizado pela IGS Brasil (Associação Brasileira de Geossintéticos) ocorreu no dia 07 de dezembro, em São Paulo. O evento contou com a participação de 70 pessoas, entre profissionais, estudantes, projetistas e consultores da área de pavimentação. O encontro teve como objetivo tratar de questões de interesse para o desenvolvimento de projetos de pavimentação com o uso de geossintéticos.

Entre os diferenciais do evento, destaca-se a chance de proporcionar a discussão desses temas entre os participantes, para alcançar uma qualidade de um projeto de construção de um pavimento, além de demonstrar a aplicabilidade prática dos geossintéticos em diversas funções, seja como reforço, separação, drenagem, filtração, alívio de tensões, entre outras.

Na ocasião foram abordados os seguintes temas: avaliação estrutural e funcional de pavimentos: painel sobre a importância da investigação de campo das técnicas e equipamentos disponíveis para as avaliações com foco em projetos de restauração de pavimentos; a importância do Crack Activity Meter na restauração de pavimentos com geossintéticos: onde o palestrante tratou de conceitos sobre as trincas e defeitos em pavimentos existentes para o projeto de restauração, incluindo geossintéticos, como geotêxteis e geogrelhas; drenagem profunda e drenagem de pavimentos: em que o palestrante discutiu conceitos de drenagem e a importância do emprego adequado dessas soluções para a vida útil dos pavimentos, assim como o uso de geossintéticos em substituição aos drenos de pedra; o último bloco discutiu os conceitos gerais de dimensionamento de pavimentos em diversas proposições e modelos.

Para 2018, a IGS já planeja cursos que envolverão os temas “Geossintéticos em Aterros Sanitários” e “Solos Reforçados com Geossintéticos”, além de seis cursos básicos de geossintéticos, que ainda não têm data definida. Para saber mais informações sobre os próximos cursos e datas acesse: www.igsbrasil.org.br

Editora Rudder

redacao@revistafundacoes.com.br