All for Joomla All for Webmasters
Edições
GeoSUL 2017 reúne centenas de profissionais para debates sobre engenharia geotécnica - Revista Fundações
14154
single,single-post,postid-14154,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-2.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

GeoSUL 2017 reúne centenas de profissionais para debates sobre engenharia geotécnica

11:11 04 agosto in Eventos, Matérias
Evento aconteceu entre os dias 26 e 28 de julho, na cidade de Bento Gonçalves/RS

Realizado a cada dois anos no Rio Grande do Sul, Santa Cataria ou Paraná, a edição de 2017 do GeoSUL – XI Simpósio de Prática de Engenharia Geotécnica da Região Sul, aconteceu entre os dias 26 a 28 de julho, na cidade de Bento Gonçalves/RS, reunindo mais de 300 profissionais e estudantes dos três estados brasileiros. “O GeoSUL nasceu com a intenção de aproximar a academia da prática e se tornou um importante momento de aprendizado técnico e de expansão da rede de relacionamentos de todos os envolvidos”, afirmou o presidente do Núcleo Rio Grande do Sul da ABMS, Antônio Thomé.

Durante o GeoSUL 2017, os inscritos puderam participar, no dia 26, de um curso ministrado pela empresa Geobrugg. Já nos dias 27 e 28, um total de 17 palestras foram realizadas, com temas voltados a pontes, contenções, contorno viário de Florianópolis, portos e barragens, e geotecnia ambiental. Sete trabalhos foram apresentados, além de uma sessão de autógrafos, com o autor, Dr. Jarbas Milititsky, vice-presidente da International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering (ISSMGE), com a obra “Grandes escavações em perímetros urbanos”. “Certamente, um evento como este nos dá qualidade de aprendizado, de forma contínua e permanente, valiosa, especialmente para os mais jovens. Além disso, este é um evento com sucesso garantido, especialmente pela coragem dos organizadores em enfrentar este desafio. É uma enorme satisfação verificar a qualidade do que encontramos aqui”, disse Mlititsky.

Presente na cerimônia de abertura do Simpósio, o presidente do CREA-RS, Melvis Barrios Junior, destacou a importância da profissão. “O CREA sempre será parceiro de eventos como esse, que qualifica nossos profissionais. O geotécnico tem a capacidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo, que possui demanda crescente por esta especialização”, declarou.

O presidente da ABMS, Alessander Kormann, falou sobre a iniciativa do Núcleo RS pela criação do evento, que tem inspirado núcleos de todo o país. “Esta foi uma ideia que iniciou no Rio Grande do Sul e foi facilmente comprada pelos outros núcleos, Brasil afora, que vêm realizando eventos regionais nos moldes deste simpósio, o que é muito gratificante de se observar”, pontuou o presidente.

O GeoRS 2017 também prestou homenagem ao Professor Doutor, Fernando Schnaid, que, além de receber o reconhecimento pelo trabalho prestado, realizou a palestra “Investigação geotécnica aplicada a projetos de engenharia: presente e futuro”. Em sua gestão como presidente do NRRS foi criado o GeoSUL. “Estar sendo homenageado neste evento é muito especial. Imagino que eu possa ter inspirado alguns alunos a seguir esta carreira, o que é muito gratificante, especialmente na condição de professor”, afirmou Schnaid. “Neste ano, não poderíamos indicar outro nome para ser homenageado, pois Schnaid acaba de se aposentar da UFRGS, onde foi docente por muitos anos”, destacou Antônio Thomé.

O Simpósio encerrou com a palestra internacional de Krishna Reddy, diretor do Laboratório de Engenharia Geotécnica e Geoambiental do Departamento de Engenharia Civil e de Materiais da Universidade de Illinois, Chicago.

Luiz Henrique Felipe Olavo, presidente do Núcleo Paraná/Santa Catarina da ABMS, informou, ao final do evento, que a próxima edição do GeoRS deverá acontecer na cidade de Joinvile, SC, em 2019.

Foto: Fabiana Duarte/EFE Comunicação

Evento GeoSul

Crédito Foto: Divulgação / ABMS – RS

Editora Rudder

redacao@revistafundacoes.com.br