All for Joomla All for Webmasters
GeoRS 2017 acontece e reúne centenas de visitantes - Revista Fundações
13884
single,single-post,postid-13884,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-2.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

GeoRS 2017 acontece e reúne centenas de visitantes

10:56 16 maio in Eventos, Matérias, Site
Evento ocorreu no final de abril na cidade de Caxias do Sul

Nos dias 27 e 28 de abril, ocorreu em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, no campus sede da UCS (Universidade Caxias do Sul), o GeoRS 2017 – IX Seminário de Engenharia Geotécnica do Rio Grande do Sul. O evento reuniu cerca de 700 acadêmicos, profissionais e pesquisadores relacionados com as áreas de engenharia civil e ambiental.

Ao longo de dois dias de encontro foram realizadas seis palestras e houve a apresentação de três estudos de casos práticos e de mais de 20 trabalhos técnicos de estudantes. Desde 2001 o congresso é realizado bianualmente no Estado do Rio Grande do Sul e já passou pelas cidades de Santa Maria, Rio Grande, Passo Fundo, Ijuí, Pelotas, São Leopoldo e Caxias do Sul.

Para a presidente do GeoRS 2017, Jaqueline Bonatto, o evento é relevante para a comunidade porque consolida o setor e estimula a troca de experiências entre os profissionais. “É um evento voltado para os novos engenheiros e tem grande significado em nossa sociedade, pois discute interesses em comum, apresenta novas visões e propostas, assim como possibilita a troca de ideias da prática profissional. É uma grande oportunidade de compartilhar as experiências focadas na engenharia geotécnica e consolidarmos esta área”, argumenta.

Durante o GeoRS 2017 foram realizadas quatro sessões técnicas, que foram divididas em categorias como geotecnia, fundações e ensaios de campo, pavimentação e geotecnia ambiental. Entre os temas debatidos, destacaram-se o painel sobre engenharia geotécnica em obras de infraestrutura; metodologias de dosagem de solos artificialmente cimentados, além da confiabilidade das fundações. Houve ainda estudos de casos apresentados, como a restauração da ponte do Guaíba (Rio Grande do Sul), em 2011, experiência relatada pelo professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), Luciano Specht.

Além das palestras ocorreram as sessões de trabalhos técnicos, que alcançaram as inscrições de mais de 80 propostas. Dessas, 25 foram selecionadas para apresentações individuais. No evento, cinco foram premiados pela qualidade da pesquisa. As premiações também ocorreram na final do Geobowl – atividade tradicional do evento – com a participação de equipes de estudantes de diversas faculdades da região.

Foto do evento GeoRS 2017

Editora Rudder

[email protected]