All for Joomla All for Webmasters
Regulamentação sobre segurança e monitoramento de barragens de rejeitos estarão em pauta no GEOMIN - Revista Fundações
14322
single,single-post,postid-14322,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-2.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Regulamentação sobre segurança e monitoramento de barragens de rejeitos estarão em pauta no GEOMIN

08:29 05 setembro in Eventos, Matérias
Evento ocorre de 8 a 10 de novembro em Ouro Preto/MG
GEOMIN - 8 a 10 de novembro

Os principais nomes da mineração nacional e internacional, grandes mineradoras e empresas que atuam na engenharia geotécnica aplicada à mineração estarão reunidos em Ouro Preto, de 8 a 10 de novembro, para o congresso Geotecnia Aplicada à Mineração (GEOMIN), que será palco da discussão da nova regulamentação sobre segurança e monitoramento de barragens de rejeitos.

O evento acontece no Centro de Artes e Convenções da UFOP, em Ouro Preto (MG), nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2017, e é promovido pelo Núcleo Minas Gerais da ABMS e pelo Núcleo de Geotecnia da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (NUGEO – UFOP).

Fundada em 1950, a ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica) é uma entidade de caráter técnico e científico dedicada a promover estudos e a disseminar conhecimentos sobre projetos de infraestrutura, envolvendo fundações, encostas, mecânica dos solos, geotecnia. A entidade é presidida pelo engenheiro Alessander Kormann.

Durante o GEOMIN serão discutidos temas como “Governança e Gestão de Riscos”, “Legislação e Normatização”, “Estruturas de Disposição de Rejeitos”, “Geomecânica” (subterrânea e a céu aberto), “Investigações Geológico-Geotécnicas e Monitoramento”, “Geossintéticos Aplicados à Mineração” e “Fechamento e Descaracterização de Estruturas Geotécnicas”.

As sessões técnicas vão contar com a participação de engenheiros internacionais de renome como David S. Bowles, professor da Utah State University (USU), que vai falar sobre “Gestão de Riscos”, e Peter Kaiser,  formado pela Federal Institute of Technology in Zurich e pela University of Alberta, no Canadá, cujo tema será “Underground rock engineering to match the rock behaviour – challenge of managing highly stress ground in civil minning tunnel”.

Outro participante é Steven G. Vick, com mais de 40 anos de experiência na área – que irá abordar “Dam Safety Risk – from Deviance to Diligence”. O evento também conta com trabalhos técnicos de pesquisadores brasileiros, com conhecimento apurado no tema mineração.

 

ABMS

A Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica tem tradição na engenharia brasileira, e principalmente na geotecnia, atuando na mecânica dos solos, mecânica de rochas, mecânica dos pavimentos, fundações, barragens, escavações, túneis, mineração, geossintéticos, geotecnia ambiental, aterros sanitários, geomecânica do petróleo, e outras atividades da engenharia geotécnica. Hoje, com 10 núcleos espalhados pelo Brasil, a ABMS conta com o Núcleo Minas Gerais que, junto com o NUGEO, promove o GEOMIN 2017.

 

Mais informações sobre o GEOMIN com Eduardo Pascoal, Renata Tomoyose e Helvio Falleiros, da Strada Comunicação. Tel (11) 2578-5401 / 98175-9062 hfalleiros@gmail.com

Editora Rudder

redacao@revistafundacoes.com.br