All for Joomla All for Webmasters
Edições
Túnel Milagres: escavação da obra do Projeto São Franciso é finalizada
15585
single,single-post,postid-15585,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-2.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Escavação do Túnel Milagres do Projeto São Francisco é finalizada

08:00 12 julho in Matérias, Site
A estrutura é responsável por levar as águas do Eixo Norte ao estado do Ceará.
Túnel Milagres

Equipes técnicas concluíram os serviços de escavação do túnel Milagres, localizado entre as cidades de Verdejante (PE) e Penaforte (CE), do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A estrutura é responsável por levar as águas do Eixo Norte ao estado do Ceará.

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o túnel, com quase 1 quilômetro de extensão e cerca de 9 metros de diâmetro, é a primeira estrutura de engenharia do empreendimento no estado do Ceará e a última construção da primeira etapa do Eixo Norte.

Segundo a pasta, com o término das escavações, equipes técnicas responsáveis pela execução das obras vão trabalhar nos serviços finais da estrutura, como acabamento interno das paredes e piso.

“Os trechos das obras 1N [primeira etapa] estão com trabalhos 24 horas por dia e empregam mais mil profissionais. Atualmente, as águas do Rio São Francisco já avançam por 80 quilômetros dos canais até a terceira estação de bombeamento (EBI-3) do Eixo Norte.”

Funcionalidade

Com 96% de execução física, o Eixo Norte é composto por 260 quilômetros, distribuídos em três etapas: 1N (140 quilômetros); 2N (39 quilômetros) e a 3N (81 quilômetros).

A etapa 1N capta água do Rio São Francisco, em Cabrobó (PE), e a bombeará por 188,1 metros de altura. De lá, as águas seguirão pelas demais estruturas (2N e 3N) por gravidade até o Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O Eixo Norte foi projetado para atender 223 cidades dos municípios do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, cuja população soma mais de 7,1 milhões de habitantes.

Esta nota é da Agência Brasil. A reprodução dela neste site faz parte do clippling da editora Rudder.

Imagem: Ed Ferreira/MI

 

Editora Rudder

redacao@revistafundacoes.com.br