All for Joomla All for Webmasters
Edições
Eletrobras convida construtoras a participarem de seleção para o Procel Edifica - Revista Fundações
15081
single,single-post,postid-15081,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-2.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Eletrobras convida construtoras a participarem de seleção para o Procel Edifica

12:11 01 março in Eventos, Site
Empresas selecionadas receberão serviços de consultoria e assessoria gratuita para promoção de eficientização energética
Procel Edifica

Por Enzo Bertolini

A Eletrobras, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), está convidando construtoras e incorporadoras de todo o Brasil a participarem da Chamada Pública Procel Edifica 01/2018.

As empresas selecionadas receberão serviços de consultoria e assessoria gratuita para promoção de eficientização energética em projetos de edificações comerciais e/ou residenciais que deverão receber o Selo Procel Edificações.

As inscrições têm início dia 28/02/2018 e término em 02/04/2018. Para mais informações sobre o edital da chamada pública, acesse: www.eletrobras.com/chamadapublicaedifica.

O segmento de edificações é responsável por aproximadamente 50% do total da energia elétrica consumida no país. O Procel Edifica se baseia em três pilares: o potencial eficientização energética para novos projetos de edificações; o potencial de eficientização da operação de edificações existentes; e a aplicação da geração distribuída associada à eficiência energética.

O SindusCon-SP, por meio do seu Comitê de Meio Ambiente, apoia a iniciativa da Eletrobras e convida suas associadas a participarem desta importante ação.

O Selo Procel Edificações, estabelecido em novembro de 2014, é um instrumento de adesão voluntária que tem por objetivo principal identificar as edificações que apresentem as melhores classificações de eficiência energética em uma dada categoria, motivando o mercado consumidor a adquirir e utilizar imóveis mais eficientes. Este é um setor de extrema importância no mercado de energia elétrica, representando cerca de 50% do consumo de eletricidade do País.

Para obter o Selo Procel Edificações, recomenda-se que a edificação seja concebida de forma eficiente desde a etapa de projeto, ocasião em que é possível obter melhores resultados com menores investimentos, podendo chegar a 50% de economia. A metodologia de avaliação da conformidade está descrita no Regulamento para Concessão do Selo Procel de Economia de Energia para Edificações, bem como nos Critérios Técnicos específicos e baseiam-se no Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética em Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C) e no Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética em Edificações Residenciais (RTQ-R) do Programa Brasileiro de Edificações – PBE Edifica.

Nos edifícios comerciais, de serviços e públicos são avaliados três sistemas: envoltória, iluminação e condicionamento de ar. Nas Unidades Habitacionais são avaliados: a envoltória e o sistema de aquecimento de água.

O Selo Procel Edificações é outorgado tanto na etapa de projeto, válido até a finalização da obra, quanto na etapa da edificação construída.

Editora Rudder

redacao@revistafundacoes.com.br