All for Joomla All for Webmasters
Tecnologia à prova de furacões em residências é desenvolvida na Flórida - Revista Fundações
14416
single,single-post,postid-14416,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-2.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Tecnologia à prova de furacões em residências é desenvolvida na Flórida

09:41 28 setembro in Matérias, Site
Com os novos recursos, casas estarão protegidas de furacões da categoria 5
Jonathan M/ FreeImages.com

Por Dafne Mazaia

 

Um grupo de engenheiros da Flórida (Estados Unidos) desenvolveu uma tecnologia que permite construir casas antifuracões. Desde que o furacão Katrina atingiu o estado da Luisiana e devastou diversas cidades em 2005, os cientistas começaram a trabalhar no projeto, preocupados em amenizar esse tipo de catástrofe. Os pesquisadores também tinham em mente deixar o sistema com um preço acessível para a compra e o nomearam de ForeverHome.

As casas que receberão a nova tecnologia serão industrializadas com concreto pré-fabricado, sem estrutura metálica ou de madeira. Além disso, os elementos serão assentados sobre um radier suspenso sobre pilares que ficam a 1,8 metros do solo. Conforme os fabricantes, as construções devem resistir a ventos de até 170 mph (cerca de 280 km/h), capaz de enfrentar furacões da categoria 5, considerado o mais devastador.

De acordo com um dos engenheiros responsáveis pelo projeto, Clinton Krell, os pilares e o radier são moldados no local da construção e em seguida, as peças pré-moldadas da casa são montadas sobre as estruturas erigidas no terreno. As paredes são produzidas com concreto convencional e medem três polegadas. Por dentro, elas são preenchidas com duas polegadas de isolantes termoacústicos. As construções ainda terão certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e os fabricantes asseguram que esse tipo de obra pode ser finalizada em até dez semanas, deixando-as prontas para uso dos compradores.

Editora Rudder

redacao@revistafundacoes.com.br