All for Joomla All for Webmasters
Blocos de vidro criados em Universidade geram energia solar - Revista Fundações
14369
single,single-post,postid-14369,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,no_animation_on_touch,qode-theme-ver-2.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Blocos de vidro criados em Universidade geram energia solar

08:31 14 setembro in Matérias, Site
Ainda em fase de protótipo, a criação propõe isolamento térmico
FOTO_01

Por Dafne Mazaia

 

Cientistas da Universidade de Exeter, localizada na região sudoeste da Inglaterra, produziram blocos de vidro com pequenas células solares embutidas capazes de gerar energia. Os novos materiais, chamados de Solar Squared garantem um isolamento térmico, característica não encontrada nos blocos de vidro mais comuns, e possibilitam que a luz natural se infiltre nos edifícios.

Uma das vantagens da nova invenção é que eles podem ser inseridos em novas construções, assim como em reformas. O design deles é escalável, ou seja, que pode ser reproduzido em diferentes situações. Além disso, sua natureza tecnológica garante que ela seja incorporada em materiais de construção tradicionais, o que possibilita uma grande variedade de aplicações.

No entanto, uma das dificuldades que pode surgir é em relação ao preço do novo produto. De acordo com um dos responsáveis pelo projeto, o professor Hasan Baig, os consumidores terão que levar em consideração a economia energética que será gerada pelo material, além do valor dele enquanto material de construção. Os blocos de vidro estão ainda em fase de protótipo aguardando uma patente sobre a tecnologia para começar os testes piloto.

Editora Rudder

redacao@revistafundacoes.com.br