All for Joomla All for Webmasters
Edições
Arquiteto propõe máquina móvel que recicla resíduos da demolição - Revista Fundações
15026
single,single-post,postid-15026,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-2.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Arquiteto propõe máquina móvel que recicla resíduos da demolição

08:00 14 fevereiro in Matérias, Site
O aparelho usa organismos vivos, como cogumelos e aglutinantes, em vez de colas químicas
Bloco reutilizado

Esta matéria é do site Ciclo Vivo. A reprodução neste site faz parte do clipping diário da editora Rudder. 

 

A construção civil tem um papel importante nas emissões poluentes. Seu impacto é ainda maior, se você pensa no desperdício gerado pelas reformas e novas construções. Parar de construir, ninguém vai, mas é possível buscar soluções mais ecológicas para o setor. Pensando nisso, o arquiteto Chris Maurer está desenvolvendo a Biocycler: uma máquina móvel que recicla resíduos de demolição.

O aparelho usa organismos vivos, como cogumelos, como aglutinantes ao invés de colas químicas. Isso garante que ao pegar os resíduos para fazer um novo tijolo, por exemplo, todo o processo será ecológico.

Apesar de já estar reciclando materiais, ele lançou uma campanha para financiamento coletivo no Kickstarter, que ajudará a construir uma unidade móvel. Por meio de seu escritório Redhouse, ele já construiu e testou a fabricação de tijolos e painéis feitos com materiais reciclados.

O arquiteto afirma que todo o material fabricado passará por uma bateria de testes que demonstrará que eles são iguais ou superiores a materiais comercialmente produzidos. Os colaboradores deste projeto incluem profissionais da NASA, MIT e Universidade (norte-americana) de Akron. Além de biólogos e engenheiros.

 

Escritório modelo

 

Maurer é o fundador do escritório Redhouse, que ao mesmo tempo funciona como escritório de arquitetura, estúdio de pesquisa e organização humanitária. Sua sede está em Cleveland, no estado de Ohio (EUA). E já tendo trabalhado em projetos sociais diversos (inclusive tendo a Madona como cliente), ele está sempre em busca de ideias que foquem na economia de recursos e desperdícios, além de promover a tecnologia verde.

 

Editora Rudder

redacao@revistafundacoes.com.br