All for Joomla All for Webmasters
Abcic promove seminário sobre normas do setor de pré-fabricado de concreto publicadas recentemente pela ABNT - Revista Fundações
13805
single,single-post,postid-13805,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-2.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Abcic promove seminário sobre normas do setor de pré-fabricado de concreto publicadas recentemente pela ABNT

Abcic promove seminário sobre normas do setor de pré-fabricado de concreto publicadas recentemente pela ABNT

08:48 19 abril in Site

Evento mostrará o que muda com a entrada em vigor da norma de painéis de parede de concreto pré-moldado e da revisão da norma de estruturas pré-moldadas de concreto

 

Com a presença de profissionais conceituados, incluindo engenheiros de todo o País, a Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) promoverá, no dia 25 de abril, em São Paulo, o Seminário ABCIC – Normalização, Eficiência e Desempenho das Estruturas e Painéis Pré-Moldados de Concreto: O impacto e a entrada em vigência das novas normas aplicáveis, que trará o debate sobre duas importantes normas para a construção industrializada de concreto recentemente publicadas: a ABNT NBR 9062:2017 – Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado, que revisa a ABNT NBR 9062:2006, e a ABNT NBR 16475: 2017 – Painéis de parede de concreto pré-moldado – Requisitos e procedimentos.

Divulgação

Divulgação

O evento é destinado aos profissionais da cadeia produtiva ligados a projeto, produção, montagem, controle de qualidade e empresas contratantes de obras com sistemas pré-moldados de concreto. Também é direcionado a projetistas de arquitetura e estruturas, gerentes de engenharia, produção e obras, coordenadores de projeto, gerenciadores, meio acadêmico (professores e pesquisadores), profissionais das empresas fornecedoras de materiais insumos e serviços.

A abertura do Seminário será feita pelo presidente do Conselho Estratégico da Abcic, André Pagliaro. Na sequência, a presidente executiva da Abcic, Íria Doniak, traçará um panorama atual das realizações do setor e da Abcic, assim como enfatizará a importância da normalização. “A entrada em vigor dessas duas normas representa uma conquista para o setor, contribuindo para a evolução tecnológica e fortalecendo, ainda mais, a aplicação do sistema no mercado da construção”, ressalta Íria.

Segundo a presidente executiva da entidade, a organização desse evento no atual contexto tem como principal objetivo apresentar e debater o que muda para as indústrias, os produtores, os clientes e os fornecedores, com a entrada em vigência da ABNT NBR 9062:2017 e a ABNT NBR 16475:2017. “A realização desse seminário também focará outros assuntos de interesse do setor e que estão ligados à aprovação das duas normas, além de ser uma oportunidade para relacionamento e networking”.

Para falar sobre as alterações e atualizações da ABNT NBR 9062:2017, o evento terá as participações do engenheiro Carlos Melo, coordenador da Comissão de Estudos da ABNT NBR 9062, e do engenheiro Marcelo Cuadrado Marin, diretor técnico da Abcic e Secretário da Comissão de Estudos da ABNT NBR 9062. Na sequência, o professor Marcelo de Araújo Ferreira, do Núcleo de Estudo e Tecnologia em Pré-Moldados de Concreto da Universidade Federal de São Carlos (NETPré/UFSCar), fará uma análise da estabilidade de estruturas pré-moldadas, com foco no efeito da consideração das ligações semirrígidas.

Os conceitos e perspectivas de desenvolvimento da ABNT NBR 16475:2017 serão trazidos pelo engenheiro Augusto Pedreira de Freitas, coordenador da Comissão de Estudos da ABNT NBR 16475. Após essa palestra, os engenheiros Luciana Alves de Oliveira, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Marcelo Luis Mitidieri, do Instituto Falcão Bauer, falarão sobre o desempenho de sistemas habitacionais produzidos com painéis pré-fabricados de concreto.

O Seminário da Abcic será encerrado com um painel de debates, que será coordenado por Íria, e contará com a participação dos palestrantes, da arquiteta Maria Salette de Carvalho Weber, coordenadora geral do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-h), no âmbito do Ministério das Cidades, e dos superintendentes do Comitê Brasileiro da Construção Civil da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-02) e do Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-18), Salvador de Sá Benevides e Inês Laranjeiras da Silva Battagin, respectivamente.

O Seminário ABCIC – Normalização, Eficiência e Desempenho das Estruturas e Painéis Pré-Moldados de Concreto: O impacto e a entrada em vigência das novas normas aplicáveis tem como patrocinadores fornecedores: ArcelorMittal, GCP, Gerdau, Lenton, TQS e Votorantim Cimentos. Já as fabricantes pré-fabricadoras patrocinadoras são Cassol, IbPré, Incopre, Leonardi, Premodisa, Protendi e Rotesma. Os projetistas de estruturas patrocinadores são Pedreira Engenharia, Zamarion e Millen Consultores e Fhecor do Brasil Engenharia. Além disso, a Abcic conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Associação Brasileira da Indústria de Materiais para Construção (Abramat), Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), Instituto de Engenharia (IE), Sindicado da Indústria da Construção Civil de São Paulo (Sinduscon-SP), Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento (Sinaprocim), Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) e o NetPre – UFSCar.

Serviço:

Seminário ABCIC – Normalização, Eficiência e Desempenho das Estruturas e Painéis Pré-Moldados de Concreto: O impacto e a entrada em vigência das novas normas aplicáveis

Data – 25 de abril 2017

Horário – das 13h00 às 18h30

Local – Instituto de Engenharia – Av. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana – São Paulo/SP

Outras informações e inscrição – (11) 3768-2839 (com Maira) ou [email protected]

Editora Rudder

[email protected]