All for Joomla All for Webmasters
4º CBT - Revista Fundações
12819
single,single-post,postid-12819,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,qode-theme-ver-2.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

4º CBT

4º CBT

16:45 28 setembro in Eventos

Desde o início da década vivemos um período de euforia nos projetos subterrâneos, refletida até mesmo na escassez de mão de obra especializada.

Inúmeros empreendimentos de infraestrutura foram planejados, projetados, iniciados e construídos e outros em fase de contratação. As escavações mecanizadas são uma realidade, três TBMs operando em São Paulo, uma no Rio de Janeiro, quatro foram compradas e entregues em Fortaleza,  duas TBMs já adquiridas para a escavação da Linha 6 do Metrô de São,Paulo, além da TBM Double-Shield do Gastau, cuja escavação já foi finalizada. Outros grandes empreendimentos da engenharia brasileira estão em andamento ou aguardando contratação como a usina de Belo Monte, o trem de alta velocidade Rio de Janeiro-São Paulo-Campinas (TAV), a transposição do rio São Francisco, o túnel submerso do Guarujá e os investimentos no Pré-Sal. O auge do período foi o Congresso Mundial de Túneis de 2014 – WTC 2014 em Foz de Iguaçu. Mas as condições econômicas pioraram sobremaneira nos últimos 2 anos e projetos foram suspensos, outros foram finalizados, ou estão em sua fase final e o mercado internacional mudou seu foco para economias em pleno desenvolvimento ou com menos incertezas.  Nesse cenário o mercado sofreu forte retração, mas com um desenvolvimento em patamar nunca antes atingido, seja em tecnologia, seja em mão de obra especializada. Mas a carência de infraestrutura continua crescendo rapidamente, em especial nos grandes centros urbanos.  Sugiram então novos modelos de estruturação dos negócios, como por exemplos as PPPs e no presente momento observam-se crescentes indicadores de uma reestruturação e uma provável retomada gradativa e consistente dos projetos.

Por outro lado, com as grandes mudanças que vem ocorrendo de reposicionamento das grandes construtoras nacionais, vem surgindo oportunidades para novos participantes na indústria tuneleira associada à desvalorização da moeda nacional, tornando o investimento estrangeiro mais fácil e barato.

O momento, apesar dos aparentes riscos e incertezas, pode propiciar o aproveitamento das oportunidades geradas pela crise, com investimentos e aproveitamento da tecnologia e mão de obra especializadas disponíveis.  Agora, mais do que nunca, entendemos que as obras subterrâneas serão protagonistas essenciais para a retomada do desenvolvimento do país.

É nesse contexto que o Comitê Brasileiro de Túneis – CBT da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica – ABMS tem o prazer de convidá-lo para  o  esperado evento do setor tuneleiro  na América Latina, a quarta edição do Congresso Brasileiro de Túneis – 4oCBT e Seminário Internacional “ Latin American Tunnelig – LAT 2017”, que ocorrerá entre 3 e 6 de abril de 2017, em São Paulo, juntamente  com  o 9thInternational  Symposium on Geothecnical Aspects of Underground Construction in Soft Ground- TC-204 ISSMGE.

Serão abordados 17 temas fundamentais para os profissionais que atuam na área de estruturas subterrâneas, promovendo o debate, intercâmbio de experiências e atualização técnica, além da apresentação de novas tecnologias e tendências na área de projeto,  construção, manutenção e operação.

Além dos trabalhos técnicos do Brasil e da América do Sul, repetindo o sucesso do 3º Congresso, ocorrido em 2012, serão proferidas conferências de especialistas consagrados nacionais e internacionais, realizados debates de temas atuais, exposição de produtos, serviços e equipamentos, além de visitas técnicas. Estão reservados dois dias para a realização de um curso de atualização e aperfeiçoamento na área de túneis,  ministrado por profissionais brasileiros e internacionais renomados na engenharia de túneis. A Organização do 4º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas – 4o CBT conta com a participação ativa e motivada da comunidade técnica Brasileira e Latino Americana para que o Congresso resulte em uma excelente troca de experiências e conhecimento, além de excelente networking a todos os seus participantes.

http://4cbt.tuneis.com.br/index.php

Editora Rudder

[email protected]